Como você lidava com o seu peso antes da Eleve?
Eu estava completamente desligado dele. Eu não me pesava, só sabia que o peso estava aumentando por causa das medidas da roupa, então estava meio relaxado. Eu tinha absoluta consciência de que estar fora do peso teria consequências na minha saúde a curto, médio ou longo prazo.

Estive em várias dietas, entretanto, em todas eu via que tinha prazo de validade. Por exemplo: Uma dieta que fiz há alguns anos, que foi bem sucedida em termos de perda de peso, foi a dieta de restrição de carboidratos. Funcionou muito bem, mas quando eu disse para a médica: "Cheguei no meu peso, quero parar". Ela disse: "Você não pode parar". Como você não pode? Vai viver a vida toda com restrição em relação ao que você pode comer?!

Eu fiquei frustrado de fato porque quando eu busquei uma transição, essa transição simplesmente não existiu. E no momento de voltar a uma alimentação normal ela me deu um ganho de peso imediato.

"Alcides sempre se mostrou empoderado a evitar restrições excessivas. Lembro do nosso processo de redução de quantidades, conscientemente colher por colher, até que ele disse: “É isso, chegamos ao suficiente!”."

user

- Barbara Medeiros Coach de Alcides

Por que você decidiu participar do Programa?
Essa abordagem da Eleve, em relação a: Se você quer qualquer coisa você pode, desde que você tenha um compromisso de longo prazo. Vou botar entre aspas: “Os erros no curto prazo não tem muita importância, desde que o erro não seja a regra”... Eu tinha um desejo de retomar uma dieta que me levasse a uma condição melhor.

"Perder peso não é difícil. O desafio está em se manter saudável no longo prazo! Para isso, o trabalho emocional é tão importante quanto a reeducação alimentar e de atividade física."

user

- Barbara Medeiros Coach de Alcides

Quais foram as dificuldades durante o Programa e como você as superou?
Eu acho que a maior dificuldade é estabelecer uma rotina de atividade física. Durante o programa eu consegui estabelecer essa rotina, até que alguns percalços da própria atividade física e depois uma condição familiar tem complicado a minha rotina, mas eu percebi o quanto é ela importante e sua regularidade, não só pra saúde mas também para perda de peso.

Uma coisa que me ajuda é que eu busquei companhia para fazer atividade física. Fazia bicicleta com o Maurício que também estava participando do programa. Mesmo quando não tinha companhia eu segui fazendo e isso foi muito bom. Depois que realmente incorpora na rotina, passa a ser indispensável. Os conselhos da coach foram muito interessantes. Outra coisa que eu acho muito legal é a flexibilidade do programa. Eu aderi sem ter que mudar praticamente nada dos principais hábitos que eu já tinha na vida.

"Dia a dia Alcides encarava as pedaladas ou caminhadas matinais, até chegar a topar as trilhas nos finais de semana! O importante sempre foi não ficar parado!"

user

- Barbara Medeiros Coach de Alcides

Quais foram suas maiores motivações durante o Programa?
Uma coisa que sempre anima é ver a curva do peso. Você vê que o que você faz tem consequências. Os textos do programa levam a uma compreensão das alterações da balança de curto, médio e longo prazo e isso faz entender que uma eventual mudança da balança não significa sucesso, pode significar simplesmente uma mudança temporária. No entanto, sempre que eu via que eu estava indo consistentemente para um peso menor, me ajudava a chegar naquela meta que eu tinha. Quando você olha o gráfico mais de perto, você vê que ele não teve uma queda consistente nas épocas de natal e ano novo. Eu tinha consciência de que estava abrindo mão um pouco das metas de perda de peso em função de comer sem culpa e sabendo que era capaz de retomar na sequência e seguir em longo prazo. Então, foi bem legal porque Bárbara quem propôs: "Vamos relaxar nesse período. A nossa cultura é muito forte, então não adianta a gente forçar uma barra de esquecer que é natal e ano novo ao invés de comer o que todo mundo está comendo e levar sua barrinha de cereal".

"Alcides desenvolveu uma intimidade muito grande com o seu corpo e aprendeu o que fazer para chegar ao seu objetivo. Feliz em saber que nossas conversas sobre culpa ao comer ficaram acesas na sua memória."

user

- Barbara Medeiros Coach de Alcides

O que você conquistou com a Eleve?
Eu acho que conquistar um novo conjunto de hábitos é algo muito positivo. A própria perda de peso é uma conquista que deve ser comemorada, mas mais do que isso eu conquistei a meta que eu estabeleci, então eu tenho absoluta confiança de que eu posso conquistar novas metas. Com a Eleve eu já viajei a trabalho e a lazer, passei natal, carnaval, todas as possibilidades foram vividas e consigo fazer com total tranquilidade a alimentação adequada. Outro exemplo, foi que antes de começar o programa minha mulher reclamava que eu estava roncando. Depois da perda de peso, simplesmente não tem nenhuma reclamação mais. Eu cheguei a considerar a possibilidade de fazer uma cirurgia por conta das interrupções das vias nasais, mas não precisou fazer cirurgia, bastou perder peso e isso me economizou uma cirurgia no nariz. Só diria que desejo que esse programa seja muito utilizado e que ele veio pra fazer muito bem para que as pessoas tenham novos hábitos, e que esses novos hábitos levam a uma nova configuração de peso, uma nova configuração corporal e de alguma forma na filosofia de como encarar a alimentação. Eu desejo que o programa se estenda a mais empresas e que outras pessoas se beneficiem dele. Eu acho que conquistar um novo conjunto de hábitos, é algo muito positivo.

"Poder acompanhar os benefícios da perda de peso de Alcides foi um grande privilégio, lembro que em muitas conversas algo novo era descoberto. Feliz em ter feito parte disso! "

user

- Barbara Medeiros Coach de Alcides